Holter

O que é o Holter?

O Holter é um exame que permite o registo continuo do ritmo e da frequência cardíaca durante um período de 24 ou 48 horas , através de um registo electrocardiográfico.

Para que serve?

Destina-se a detectar alterações do ritmo cardíaco durante a sua actividade diária normal, e a correlacionar eventuais sintomas referenciados pelo utente ( ex: palpitações, tonturas ou perda de consciência ).

Quem realiza o exame?

O exame é realizado por um Técnico de Cardiopneumologia e analisado por um Médico Cardiologista.

Como Funciona?

São aplicados eléctrodos no tórax do utente e ligados por fios a um pequeno gravador, que será transportado à cintura numa bolsa adequada. Durante as 24 horas o utente deve fazer a sua vida normal, excepto tomar banho. Deve registar num diário, fornecido pelo técnico, qualquer sintoma que venha a apresentar, assim como registar a hora de deitar e de acordar. Após as 24 horas o equipamento deverá ser retirado e o registo analisado por Médico Cardiologista com auxilio de um programa de computador.

Em que situações está indicado

Pacientes com sintomas associados a arritmias cardíacas Diagnóstico e prognóstico de arritmias cardíacas isoladas ou em associação com outras doenças cardiovasculares ( Doença das Coronárias, Hipertensão Arterial, AVC / AIT ... etc )

Não existe preparação especifica

Recomenda-se apenas o uso de roupas largas de preferência com botões à frente o que facilitará a aplicação do equipamento assim como o seu transporte.